quinta-feira, 11 de junho de 2009

Relatividade, corrente convencional, principio da incerteza, o que são?

Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: Relatividade restrita (ou Especial) e Relatividade geral.
Teoria da Relatividade Especial uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein. Ela trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. O espaço-tempo na relatividade especial tem uma variedade de 4 dimensões, 1 temporal e 3 espaciais, nas quais noções de geometria podem ser utilizadas.O termo especial é usado porque ela é um caso especial do princípio da relatividade onde efeitos da gravidade podem ser ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que incorpora os efeitos da gravitação.

Corrente convencional é definida como um fluxo de cargas positivas. A corrente convencional diz que as cargas positivas se deslocam (ou seja, prótons). Isto ocorre porque quando se começou a estudar elétrica era isso que acreditavam acontecer. Logo convencionaram que a corrente se deslocaria desta forma. No entanto, foi descoberto que eram os elétrons que se deslocavam (e não os prótons)

Pincipio da incerteza: Um dos pilares da Mecânica Quântica é o princípio da incerteza de Heisenberg. De acordo com este princípio, para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário poder medir a posição e velocidade atuais.
O princípio da incerteza tem implicações profundas na forma como vemos o mundo. É impossível prever acontecimentos futuros com precisão, dado não ser possível medir com precisão o estado do Universo. A Mecânica Quântica prevê vários resultados possíveis para uma observação, cada um com a sua probabilidade e, portanto, informa-nos acerca das probabilidades de cada um dos futuros estados possíveis do mundo.

Um comentário:

  1. Mais uma vez o post de vocês acaba sendo prejudicado pela ausência de figuras.
    O texto é simples e direto, dessa forma não peca pelo excesso, mas sim pela falta de ilustração.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir